• Colaborador de Leeds • Cultura
Discutir com familiares ou amigos próximos é desconfortável na melhor das hipóteses, mas um tópico altamente carregado como a raça pode causar muita tensão em uma casa. Às vezes, quando a pessoa com quem você está discutindo o vê ficando emocional ou perturbada, ela toma isso como um sinal de derrota. Isso pode ser extremamente frustrante e fazer você questionar a si mesmo e suas crenças. Muitos jovens decidem confrontar seus entes queridos sobre questões raciais pela primeira vez, então aqui estão dez maneiras de responder a essas perguntas realmente difíceis:
- 'Por que estamos protestando no Reino Unido? O racismo não é tão ruim aqui quanto nos EUA.
O racismo se manifesta de maneiras menos evidentes aqui do que na América, mas isso não significa que ainda não seja um grande problema que precise ser abordado. Muitas vezes dizemos a nós mesmos que o racismo não é tão ruim aqui para sentir uma sensação de alívio: muito bem, por não sermos tão ruins quanto os EUA. Mas deixar de reconhecer o racismo sistêmico e individual que acontece no Reino Unido é negar as experiências de milhões de pessoas.
- 'Não vejo cor / raça. Eu sou daltônico. Como posso dizer coisas racistas se não vejo cores? E eu tenho amigos negros!
Ser “daltônico” quando se trata de raça é: A) rejeitar as experiências únicas de pessoas de cor; e B) deixar de reconhecer que, embora você não seja deliberadamente racista, o racismo está tão incorporado à nossa sociedade que todos têm preconceitos inconscientes. Ao dizer que você não pode ver raça, você está dando a si mesmo um 'cartão de saída da cadeia' para não abordar seus próprios preconceitos. E ter amigos étnicos minoritários NÃO o torna anti-racista!
- 'O que é privilégio branco? E como posso ser privilegiado se enfrento dificuldades na minha vida?
Às vezes é mais fácil definir o privilégio branco como o que não é . O privilégio dos brancos não está sugerindo que nenhuma pessoa branca enfrente luta ou que as realizações das pessoas brancas não sejam merecidas. Não se trata de incitar culpa branca. O privilégio branco passou de pessoas brancas com certas vantagens legais, para significar os privilégios psicológicos e sistêmicos que podem ser difíceis de entender. É a idéia de que os brancos têm certos privilégios que o POC não, apenas porque são brancos. Um exemplo muito comum são os emplastros “cor de carne” que só combinam com a cor da pele das pessoas brancas.
- 'Por que você não pode ser racista em relação aos brancos? O racismo reverso é uma coisa real.
A discriminação para com os brancos por causa de sua raça pode acontecer, e é inegavelmente uma coisa terrível. Mas essa discriminação não é sistêmica - acontece individualmente. As pessoas podem ver o racismo de uma maneira bastante unidimensional - é simplesmente discriminação baseada na cor da pele. No entanto, a discriminação contra pessoas brancas não tem o poder de afetar os privilégios da pessoa branca como pessoa branca ou seu status econômico / social / político e, portanto, não é considerado racista.
- 'Por que as pessoas estão atacando a polícia? A maioria dos policiais é gente boa, são apenas algumas maçãs podres.
Dizer que atos racistas de policiais individuais não deve refletir que a força policial geral falha em reconhecer o racismo institucional. Também permite que os policiais “bons” que vêem seus colegas discriminem o POC e não façam nada para não levantar essas questões com os superiores. Além disso, parabenizar os policiais por não serem violentos com os manifestantes está prejudicando o movimento de brutalidade anti-policial. Não é algo pelo qual a polícia deva ser parabenizada, é algo que eles deveriam apenas fazer .
- 'Apoio pessoas protestando pacificamente, mas não entendo por que as pessoas estão saqueando e vandalizando propriedades? E nem me fale sobre a falta de distanciamento social!
Os saques são desconfortáveis para todos verem. E é provável que muitas pessoas o façam por suas próprias razões egoístas. Mas tente entender por que isso está acontecendo. Os negros tentaram várias vezes protestar pacificamente contra a brutalidade policial, mas foram ignorados ou abusados por isso. Tomemos Colin Kaepernick, por exemplo, que se ajoelhou para protestar contra a brutalidade policial nos EUA na NFL e foi recebido com um ataque de abuso. Então, você pode culpar os negros por se cansarem disso e quererem uma abordagem diferente? As pessoas que protestam obviamente não querem espalhar o coronavírus. Ninguém está lá fora para rir. Eles estão fazendo isso para iniciar uma mudança que é desesperadamente necessária. Pergunte a si mesmo se não se sente à vontade com a destruição de propriedades ou a perda de vidas negras.
- 'Por que não podemos simplesmente voltar ao normal? Este é apenas um grande alarido por nada!
Isso não é uma reação exagerada. É desconfortável testemunhar, mas isso é realidade. Se você fica calado ou decide fingir que essas coisas não estão acontecendo, você é cúmplice do racismo. O desconforto deve ser empurrado para o lado, e deve-se perceber que as incidências de racismo sobre as quais estamos ouvindo mais e mais frequentemente acontecem todos os dias ao POC. E assim, embora isso possa não ser normal para você, a luta está em andamento pelo POC.
- 'O termo' Black Lives Matter 'não é discriminatório? Certamente todas as vidas são importantes?
Se eu dissesse 'eu amo biscoitos', isso significaria que eu não amava bolo? Claro que não. Dizer 'vidas negras importa' não significa dizer que outras vidas não importam. É óbvio que todas as vidas são importantes e, assim, dizer que mina a causa do movimento BLM. No momento, como os mais afetados pelas desigualdades raciais, estamos chamando a atenção para as vidas negras em particular.
- - Isso é realmente o que George Floyd gostaria? Martin Luther King não desaprovava a violência?
Não coloque palavras na boca de negros que morreram nas mãos da violência contra a qual o BLM está protestando. Sim, a MLK preferia protestos pacíficos, mas de qualquer maneira os negros protestam produzirão reações violentas e raivosas, pacíficas ou não. Não fale por essas pessoas quando não tivermos idéia de como elas responderiam ao que está acontecendo no momento.
- George Floyd usava drogas e já havia sido acusado criminalmente. Por que estamos fazendo dele um mártir?
Há acusações de que George Floyd estava bebendo ou consumindo drogas antes de morrer. Algumas pessoas estão levantando casos anteriores de criminalidade. Mas não há justificativa para a quantidade de força que Derek Chauvin usou no pescoço de George Floyd. Os médicos legistas revelaram que a razão pela qual George Floyd morreu foi por causa de asfixia. Lembramos de George Floyd e de todos os outros negros que foram assassinados por policiais para impedir que essas mortes aconteçam com outros negros no futuro.
Não é uma lista exaustiva (e você pode não concordar completamente com tudo isso), mas espero que isso dê algumas respostas a perguntas difíceis com as quais você se depara. Esclareça ambas as posições para se livrar de todas as chances de falta de comunicação e ouça a perspectiva delas da maneira que você gostaria que elas escutassem a sua. Não recue quando as coisas começarem a ficar desconfortáveis. Você conseguiu isso!
Palavras por: Hannah Martin
Editado por: Charlotte Watt
Nenhum comentário:
Postar um comentário