quarta-feira, 8 de julho de 2020

Facebook derruba rede de fake news bolsonarista com quase 2 milhões de seguidores

Filhos do presidente são citados; há suspeita de gasto público para impulsionar postagens
08/07/2020 | domtotal.com
Rede social apresentou documentos de fake news

Rede social apresentou documentos de fake news (Reprodução Facebook)
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) que derrubou uma rede de fake news e perfis falsos ligadas ao PSL e a funcionários dos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e dos deputados estaduais pelo PSL do Rio de Janeiro Anderson Moraes e Alana Passos. O anúncio foi feito numa ligação com jornalistas de diferentes países, incluindo do Brasil. As informações são do Jornal o Estado de São Paulo.

Deputada do PSL admite candidaturas-laranja: 'Não tem ...

 
Tem laranja em tudo quanto é partido. Aqui no PSL, tiveram os candidatos laranjas, mas a grande ...
16 de out. de 2019 - Vídeo enviado por Poder360

Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. As páginas no Facebook tinham 883 mil seguidores, enquanto as contas no Instagram tinham 917 mil seguidores. 350 pessoas estavam no grupo.

Desvio de dinheiro: conheça os laranjas do partido de Jair ...

 
Outro caso envolve o grupo do presidente do PSL, Luciano Bivar, suspeito de ter criado uma ...
15 de fev. de 2019 - Vídeo enviado por Rede TVT

No material postado estavam conteúdos relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, empresas de mídia e jornalistas, além de material relacionado ao coronavírus. Segundo a rede social, parte do conteúdo dessa rede já havia sido removido da plataforma por violar os padrões de comunidade. Entre as violações estavam conteúdo de discurso de ódio. Os detalhes de toda a operação brasileira foram postados no site do Atlantic Council’s Digital Forensic Research Lab, instuição que realiza análise independente de remoções do Facebook por comportamento inautêntico coordenado.

Candidaturas laranja, a fraude que assusta o PSL de Bolsonaro

 
PSLpartido do presidente Jair Bolsonaro, está no centro de um escândalo envolvendo candidatos ...
16 de out. de 2019 - Vídeo enviado por Gazeta do Povo

O anúncio faz parte de uma remoção de redes de desinformação que operavam em quatro territórios postando conteúdo relacionado a assuntos políticos domésticos. Além do Brasil, foram derrubadas redes nos EUA, na Ucrânia e na América Latina, incluindo países como El Salvador, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Chile. No caso brasileiro, as investigações e remoções ocorreram a partir de notícias na imprensa brasileira e referências feitas ao assunto no Congresso durante a CPMI das fake news.

Deputada do PSL diz que partido usou candidatos laranja ...

 
A deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) disse, em sessão na Câmara dos Deputados nesta 3ª feira ...
16 de out. de 2019 - Vídeo enviado por Poder360

Nathaniel Gleicher, diretor de Cibersegurança do Facebook, foi cauteloso em apontar o envolvimento direto ou o conhecimento dos políticos na campanha, inclusive na coordenação das postagens. "Não podemos afirmar a ligação direta das pessoas citadas, mas podemos afirmar que pessoas associadas a eles e a seus escritórios se envolveram em comportamento inautêntico na plataforma". O Facebook, porém, identificou que um membro da rede é conectado ao vereador Carlos Bolsonaro e outro é contratado do deputado estadual pelo PSL de São Paulo Coronel Nishikawa.

Entenda as evidências do esquema de candidaturas laranjas ...

 
A suspeita de candidaturas de laranjas do PSL abastecidas com verbas públicas atinge nomes de ...
25 de fev. de 2019 - Vídeo enviado por TV FOLHA

Segundo o executivo, não há indícios de que uma empresa foi contratada para realizar o trabalho, como aconteceu com a operação nos outros países latinos. A operação brasileira, porém, gastou US$ 1,5 mil em anúncios no Facebook e foram pagos em reais (cerca de R$ 8,03 mil na cotação desta quarta-feira (8).

Empresa alvo em esquema de laranjas recebeu verba pública ...

 
Implicada no escândalo das candidaturas laranjas em Minas Gerais, ... de nomes do PSL ou em vias ...
15 de jun. de 2020 - Vídeo enviado por Diario de Pernambuco

Segundo a Atlantic Council, o envolvimento de funcionários de gabinetes pode indicar que a operação usou recursos públicos, pois as postagens eram feitas durante o horário regular de expediente.  

Vídeo explica relação entre caso das candidaturas laranjas ...

 
Você está perdido com os novos desdobramentos do caso de candidaturas laranjas do PSL que ...
15 de out. de 2019

“A maioria dessas redes que removemos hoje mirava audiências domésticas em seus próprios países e estava ligada a entidades comerciais e pessoas associadas a campanhas políticas ou gabinetes de políticos com mandato. Temos descoberto e agido contra figuras políticas por comportamento inautêntico coordenado, e sabemos que elas continuarão tentando ocultar a origem de sua atividade. Campanhas domésticas como essas são particularmente desafiadoras ao ofuscar a linha entre o debate público saudável e a manipulação. Nossos times continuarão a procurar, remover e revelar campanhas coordenadas de manipulação. Mas sabemos que se trata de um desafio que vai além da nossa plataforma e nenhuma empresa pode enfrentar sozinha. Por isso, é importante que tenhamos discussões amplas na sociedade sobre quais são os limites aceitáveis no campo do debate político e o que podemos fazer para impedir que as pessoas os ultrapassem”, diz documento da rede social. 

Agência Estado/DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bolsonaro e filhos lamentam morte de funkeiro que espancou a amante grávida

  Foi encontrado morto na noite do último sábado (1) o funkeiro Tales Volpi, de 25 anos, mais conhecido como MC Reaça. Ele fez canções em de...